CUIDADOS BÁSICOS COM SEU ANIMAL
Por Dr. Alysson Leônidas
Com o aumento de interesse em criar cavalos, a necessidade de informações sobre nutrição tornou-se maior, esta juntamente com o manejo correto, visam extrair a capacidade genética total do animal, devendo sempre lembrar a que função se destina, reprodução, trabalho, lazer, esporte, entre outros, sendo assim será possível determinar qual ração mais adequada e que tipo de manejo será empregado.
A alimentação baseia-se no tipo de trabalho que o eqüino realiza, na raça, o temperamento do animal, pois animais mais nervosos possuem necessidades maiores, clima, se esta em baia ou a pasto e estado geral.
O animal quando estabulado tem uma restrição de volumoso, sendo necessário, às vezes, uma suplementação de concentrado um pouco maior, além disso, gasta no máximo 6 horas comendo, o que difere muito de animais a pasto que utilizam em media 15 horas se alimentando, sempre em pequenas porções.
Os cavalos que treinam em media duas a três vezes por semana, devem receber mais volumoso do que concentrado, em torno de 1,5%do seu peso em volumoso e 0,8% de seu peso vivo em concentrado, no máximo. Outro fator importante é a reposição de eletrólitos que são perdidos através do suor, tais como sódio, potássio, fósforo, cálcio e cloro; a perda destes depende da intensidade do exercício e de animal para animal.
Deve-se fornecer ao animal uma quantia adequada de energia, pois esses alimentos em excesso podem gerar problemas, além de ácidos graxos essenciais elevados, que impedem a absorção de magnésio, o qual é responsável pelo relaxamento muscular. O concentrado não deve ultrapassar 12% de proteína bruta, devendo sempre ficar atento na qualidade da proteína e não no excesso da mesma, pois este excesso pode prejudicar a performance do animal.
Deve-se estar atento a outros fatores importantes e que fazem a diferença na criação, tais como o controle de ecto e endo – parasitas e controle de doenças através da vacinação.
O controle de endo-parasitas é realizado através de vermífugos, visto que por seus hábitos alimentares os eqüinos estão freqüentemente sujeitos as verminoses, debilitando-os e comprometendo sua saúde.
Para potros indica-se que a vermifugação inicie-se aos 30 dias de vida, repetindo a cada 60 dias até o animal completar 12 meses.
Em animais adultos com rotação de pastagens, realizar a vermifugação a cada 120 dias, em outros sistemas repetir a aplicação a cada 90 dias.
Há vários tipos de vermífugos no mercado, classificados em cinco tipos, os benzoimidazóis, os organofosforados, as piperazinas, os carbamatos e a ivermectina.
Os ectoparasitas mais comuns são os carrapatos, bernes, miíases ou bicheiras e a habronemose, controlá-los é muito importante, pois estes parasitas se alimentam do animal e causam prejuízos comprometendo a saúde, as vezes até o desempenho do animal.
A vacinação é de suma importância para o controle e prevenção de doenças infecciosas, em algumas propriedades a vacinação é obrigatória, tem custo baixo, fácil de aplicar, e índice baixo de efeitos colaterais.
As doenças infecciosas podem ser transmitidas de animal para animal, até um plantel inteiro. A vacinação só será eficaz se o animal estiver em boas condições, sem alterações por parasitas ou enfermidades.
No caso dos potros a imunidade recebida pelo colostro poderá interagir com a vacina, o que ira causar a inativação desta.
Os animais recém adquiridos devem apresentar teste de AIE, serem vermifugados e receber as vacinas indicadas, antes de entrar em contato com os outros animais de sua criação. Se possível deve-se vacinar todos os animais juntos, pois assim estará aumentando o nível de imunidade deste grupo de animais.
ESQUEMA DE VACINAÇÃO
INFLUENZA - DEVERÁ SER APLICADA AOS 5 MESES, REFORÇO APÓS 30 DIAS, REPETI-LA ANUALMENTE
ENCEFALOMIELITE - DEVERÁ SER APLICADA AOS 6 MESES, REFORÇO APÓS 7 DIAS, REPETI-LA ANUALMENTE.
LEPTOSPIROSE - DEVERÁ SER APLICADA AOS 6 MESES, REFORÇO APÓS 15 DIAS , REPETI-LA ANUALMENTE.
TÉTANO - DEVERÁ SER APLICADA AOS 6 MESES, REFORÇO APÓS 30 DIAS , REPETI-LA ANUALMENTE.
RAIVA - DEVERÁ SER APLICADA AOS 6 MESES , REPETI-LA ANUALMENTE.
ABORTO EQUINO A VÍRUS/HERPESVÍRUS (RINOPNEUMONITE) - DEVERÁ SER APLICADA AOS 6 MESES, REFORÇO APÓS 30 DIAS, EM EGUÁS PRENHES: 5° 7° E 9° MÊS DE GESTAÇÃO, DEMAIS ANIMAIS REPETIR ANUALMENTE.
O programa de vacinação poderá variar de acordo com a finalidade e o ambiente em que o animal se encontra, consulte sempre um Médico Veterinário, pois este saberá a vacina e o momento ideal para aplicá-las.
Dr. Alysson Leônidas
Médico Veterinário – CRMV - PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário