segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mundial de vaquejada


Brasil fica com terceiro lugar no mundial de vaquejada na Venezuela

O VIII Mundial de Coleo (Mundial de Vaquejada) aconteceu no período de 03 a 07 de novembro, na cidade de San Juan de Los Morros, no Estado de Guárico, na Venezuela. O palco do evento foi o Parque Monumental Layret Frôres, primeira pista de vaquejada coberta do mundo, com capacidade para 5 mil pessoas sentadas em cadeiras individuais. O evento contou com a participação de países como: Colômbia, Uruguai, Cuba, Costa Rica, EUA, Canadá, México, Nicarágua, Argentina, Brasil, Espanha, Peru, Guatemala, República Dominicana dentre outros.
A delegação Brasileira se fez presente no mundial por  Gilmar da Bacia de Pernambuco, Pollyanna Chisté de Minas Gerais e Tony Madureiro - Embaixador da Vaquejada do Brasil e Vice-Presidente da Federación Panamericana de Coleo.
Com a possibilidade de sediar o próximo Mundial de Vaquejada no Brasil, autoridades do município de Cabaceiras na Paraíba - o secretário de cultura, PauloSérgio Guimarães e o secretário de agricultura, Neto Castanha - estiveram no evento para conhecer de perto as estruturas e toda a organização do Coleo.

Os cinco primeiros lugares da disputa foram preenchidos por coleadores (vaqueiros) da Venezuela. Já na categoria estrangeira o primeiro e o segundo lugares ficaram com a Colômbia. O Brasil conquistou o terceiro lugar com Gilmar da Bacia de Caruaru/PE.
Segundo o embaixador da Vaquejada do Brasil, Tony Madureiro é difícil um estrangeiro ganhar ou pelo ficar entre os cinco primeiros lugares em um mundial como esse. "A forma de correr é muito distinta da nossa, os cavalos não têm rédea, o gado briga muito com os cavalos e vaqueiros, não dando muitas vezes uma boa carreira", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário